ASSESSORIA TÉCNICA
Plano Estratégico de Mobilidade Urbana
Plano diretor de Mobilidade Urbana
Prefeitura Municipal de Maceió/AL • Prefeitura Municipal de Aracajú/SE • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Caruaru/PE • Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP • Prefeitura Municipal de Betim/MG • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista/BA • Secretaria das Cidades/Governo do Ceará (em andamento)
O Plano de Mobilidade é previsto nas Leis Federais nº 12587 de 03 de janeiro de 2011 e nº 10257 de 10 de julho de 2001.
A elaboração de um Plano de Transporte Urbano integrado compatível com o Plano Diretor ou nele inserido, para todas as cidades brasileiras de mais de 20 mil habitantes representa uma nova visão sobre a cidade.
O Plano de Mobilidade Sustentável tem como por objetivo a estruturação das cidades para a mobilidade futura, baseada no transporte coletivo e no resgate dos espaços urbanos para a circulação das pessoas e o convívio social.
O plano de transporte coletivo; o plano de circulação e hierarquização viária; o plano de acessibilidade; o plano de uso e ocupação do solo; a gestão dos polos geradores de tráfego; o plano de circulação dos pedestres; o plano de prevenção de acidentes, com a visão zero de acidentes fatais e de gravidade para a saúde das pessoas são algumas das intervenções a serem construídas com a participação de toda a sociedade e metas estabelecidas consistentes com o processo de aproximação sucessiva da cidade desejada, e assim avaliadas durante toda sua execução.
O Instituto trabalha como Plano em dois níveis:
O Primeiro que faz um Plano Estratégico que não atende o estabelecido na Lei mas que permite que a Prefeitura possa trabalhar em 5 anos seguindo objetivos e metas definidos no Plano.
O Segundo nível trabalha com a elaboração de um Plano Completo atendendo todas as exigências da Lei e pensando a cidade para os próximos 20 anos.
Diretrizes de Mobilidade Urbana
Instituto Pólis
Elaboração de diretrizes para a mobilidade urbana dentro do Plano Diretor do Município de Embu, dando ênfase ao transporte público, bicicletas e pedestres. Promoção do desenvolvimento humano e da qualidade de vida através do respeito à cidade e aos cidadãos. Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural do município.
Atividades desenvolvidas:
• visita técnica para conhecimento dos problemas de mobilidade do município;
• reunião com técnicos da prefeitura e representantes da comunidade para o melhor conhecimento dos problemas e necessidades dos cidadãos quanto à mobilidade;
• elaboração do documento contendo as diretrizes a serem incorporadas no Plano Diretor do Município;
• discussão do documento com representantes da prefeitura e sociedade civil;
• elaboração do documento final.
Pesquisas de Transporte
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Maringá/PR • Prefeitura Municipal de Dourados/MS • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Itaúna/MG • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Divinópolis/ MG • Prefeitura Municipal de Guarulhos/MG • Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Bagé/RS • Prefeitura Municipal de Anápolis/GO • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE •
Prefeitura Municipal de Candiota/RS
Desenvolvimento de uma nova rede de serviço de transporte coletivo que contemple as necessidades de deslocamento da população, amplie a acessibilidade à cidade atendendo os atributos de conforto, qualidade, racionalidade e que seja economicamente sustentável com uma política tarifária adequada à capacidade de pagamento da população.
Atividades desenvolvidas:
• levantamentos cadastrais e realização de pesquisas de origem/destino e sobe/desce;
• desenvolvimento do diagnóstico do serviço através da caracterização do sistema de transporte e avaliação da oferta e da demanda;
• construção de cenários socioeconômicos e de transporte para horizontes temporais de 05 e 10 anos, considerando o crescimento populacional e as atividades econômicas por área da cidade, com base nas tendências de desenvolvimento urbano observadas;
• desenvolvimento de alternativas para o novo sistema visando o atendimento da demanda projetada e a indução do desenvolvimento planejado da cidade;
• detalhamento da alternativa selecionada com definição dos itinerários e suas respectivas extensões, cálculo dos quadros de horários, alocação de frota, determinação da produção quilométrica e demais parâmetros que meçam o desempenho operacional do novo sistema concebido;
• análise econômica da rede projetada.
Rede de Transporte Coletivo
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Maringá/PR • Prefeitura Municipal de Dourados/MS • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Itaúna/MG • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Divinópolis/ MG • Prefeitura Municipal de Guarulhos/MG • Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Bagé/RS • Prefeitura Municipal de Anápolis/GO • Prefeitura Municipal de Aracajú/SE •
Prefeitura Municipal de Candiota/RS
Desenvolvimento de uma nova rede de serviço de transporte coletivo que contemple as necessidades de deslocamento da população, amplie a acessibilidade à cidade atendendo os atributos de conforto, qualidade, racionalidade e que seja economicamente sustentável com uma política tarifária adequada à capacidade de pagamento da população.
Atividades desenvolvidas:
• levantamentos cadastrais e realização de pesquisas de origem/destino e sobe/desce;
• desenvolvimento do diagnóstico do serviço através da caracterização do sistema de transporte e avaliação da oferta e da demanda;
• construção de cenários sócio-econômicos e de transporte para horizontes temporais de 05 e 10 anos, considerando o crescimento populacional e as atividades econômicas por área da cidade, com base nas tendências de desenvolvimento urbano observadas;
• desenvolvimento de alternativas para o novo sistema visando o atendimento da demanda projetada e a indução do desenvolvimento planejado da cidade;
• detalhamento da alternativa selecionada com definição dos itinerários e suas respectivas extensões, cálculo dos quadros de horários, alocação de frota, determinação da produção quilométrica e demais parâmetros que meçam o desempenho operacional do novo sistema concebido;
• análise econômica da rede projetada.
Planilha Tarifária
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Maringá/PR • Prefeitura Municipal de Dourados/MS • Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP • Câmara Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/RJ • Prefeitura Municipal de Recife/PE • Prefeitura Municipal de Guaíba/RS • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE • Prefeitura Municipal de Itaúna/MG • Prefeitura Municipal de Divinópolis/ MG • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Bagé/RS • Prefeitura Municipal de Bagé/RS • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Anápolis/GO • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE • Prefeitura Municipal de Candiota/RS
Análise da planilha de apropriação de custos do transporte coletivo, base para fixação da tarifa nos municípios e estabelecimento de proposta de revisão de metodologia e critérios adotados. Os estudos foram desenvolvidos através de avaliação comparada com planilhas de custos de outras localidades, com sistemas de porte equivalente, e com os indicadores médios nacionais; análise e cálculo dos fatores de utilização (FU) em relação aos quadros de horários praticados; estabelecimento de proposta de metodologia, índices e/ou critérios de cálculo e discussão dos resultados com as equipes locais.
Rede de Transporte Escolar
Prefeitura Municipal de Dourados/MS
A partir de pesquisas, observação e análise do sistema de transporte escolar local, o Ruaviva elaborou estudo de reorganização da rede de transporte escolar municipal. Este estudo objetivou proporcionar ao aluno um transporte mais adequado com percursos racionalizados, tempos de viagem mais reduzidos e aproveitamento dos tempos despendidos nos traslados com programas educacionais de acordo com as faixas etárias dos alunos e com a realidade local.
Atividades desenvolvidas:
• levantamentos e pesquisas de origem/destino e sobe/desce;
• desenvolvimento do diagnóstico do sistema;
• elaboração da nova rede de transporte escolar contemplando a especificação do serviço e os detalhamentos necessários para sua operacionalização e seus respectivos impactos econômicos;
• elaboração de propostas educativas para qualificação e aproveitamento do tempo despendido nas viagens;
• edital de licitação incluindo o projeto básico, planilha de custos, regulamento do serviço e demais peças.
Rede Cicloviária
Prefeitura Municipal de Dourados/MS
A partir de pesquisas, observação e análise do sistema de transporte escolar local, o Ruaviva elaborou estudo de reorganização da rede de transporte escolar municipal. Este estudo objetivou proporcionar ao aluno um transporte mais adequado com percursos racionalizados, tempos de viagem mais reduzidos e aproveitamento dos tempos despendidos nos traslados com programas educacionais de acordo com as faixas etárias dos alunos e com a realidade local.
Atividades desenvolvidas:
• levantamentos e pesquisas de origem/destino e sobe/desce;
• desenvolvimento do diagnóstico do sistema;
• elaboração da nova rede de transporte escolar contemplando a especificação do serviço e os detalhamentos necessários para sua operacionalização e seus respectivos impactos econômicos;
• elaboração de propostas educativas para qualificação e aproveitamento do tempo despendido nas viagens;
• edital de licitação incluindo o projeto básico, planilha de custos, regulamento do serviço e demais peças.
Bilhetagem Automática
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP • Prefeitura Municipal de São Luís/MA • Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Bagé/RS•
Prefeitura Municipal de Anápolis/GO
A automação do processo de arrecadação tarifária, controle da demanda e o controle da oferta de transporte constituem-se nas mais relevantes inovações no atual contexto de desenvolvimento tecnológico pelo qual o setor de transporte coletivo de passageiros está passando.
Desta forma, estabeleceu-se as diretrizes para automação do processo de controle da oferta e demanda tendo como principal objetivo a possibilidade da adequação operacional da rede, permitindo um melhor ajuste entre oferta e demanda, acarretando em aumento da velocidade operacional e propiciando uma melhor qualificação do serviço, de forma a torná-lo mais atrativo aos usuários.
Atividades desenvolvidas:
• levantamento de dados do sistema de transporte coletivo, relativos aos aspectos operacionais e econômicos;
• realização de entrevistas com o corpo técnico dos Municípios;
• elaboração do Termo de Referência a partir dos dados levantados e das entrevistas realizadas, abrangendo especificações técnicas dos serviços a serem contratados;
• assessoria na análise Técnica e Comercial das Propostas;
• elaboração da Minuta de Contrato a ser Firmado com o Fornecedor de Tecnologia
• assessoria no desenvolvimento do Projeto Executivo, que conteve, em detalhes, as diretrizes e regras de negócios do projeto, descrições e especificações técnicas, cronogramas, projetos e todas as definições necessárias para implementação e operação do Sistema de Bilhetagem Automática.
• acompanhamento da Implantação do Sistema de Bilhetagem Contratado.
Pesquisas de Tráfego
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Itaúna/MG • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Realização de pesquisa de contagem veicular e de ciclistas em pontos relevantes do sistema viário principal e da rede cicloviária existente; levantamento do cadastro viário básico para identificação dos atributos físicos e funcionais de tráfego do sistema viário principal; pesquisas de estacionamento realizadas em locais de grande demanda, identificando-se os seguintes indicadores: índice de rotatividade, índice de ocupação média, índice de ocupação crítica e índice de irregularidade.
Planejamento da Circulação
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Itaúna/MG • Prefeitura Municipal de Campo do Meio/MG • Prefeitura Municipal de Betim/MG • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Análise da circulação e do sistema viário existente nos municípios sob a ótica da mobilidade sustentável - prioridade para o transporte público, ciclistas e pedestres - e prioridade na fluidez do transporte coletivo sobre o individual; análise das reais necessidades de deslocamentos, minimizando os riscos de acidentes; diagnóstico das condições de mobilidade; proposição de nova circulação levando-se em conta as condições físicas, operacionais e as necessidades da demanda com ênfase no transporte coletivo e nos pedestres.
Municipalização do Trânsito
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA
Assessoria as Prefeituras Municipais no processo de municipalização da gestão do trânsito e na reestruturação dos órgãos gestores para assunção do serviço.
Atividades desenvolvidas:
• estruturação administrativa: criação e/ou adequação do órgão gestor local;
• estruturação de equipes para tratar da engenharia, operação e fiscalização do trânsito local;
• desenvolvimento de equipes e de programas de educação no trânsito;
• levantamento, análise e controle dos dados estatísticos de acidentes de trânsito;
• estruturação da Junta Administrativa de Recursos e Infrações – JARI e elaboração do regimento interno de trabalho;
• assessoria à Integração ao Sistema Nacional de Trânsito.
Projetos de Geometria e Sinalização Viária
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano/MG • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Pitangui/MG • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG • Prefeitura Municipal de Betim/MG • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Elaboração de sinalização vertical e horizontal visando ordenar o fluxo de veículos e regulamentar as áreas de estacionamento, embarque e desembarque e carga e descarga.
Elaboração de projetos de correção geométrica viária visando melhores condições de circulação dos veículos e pedestres, priorizando os veículos do transporte coletivo e a segurança dos pedestres.
Regulamentação de Áreas de Estacionamento
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Betim/MG • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Avaliação e elaboração de projeto de ampliação e operação do estacionamento rotativo atual.
Elaboração de projeto de regulamentação de estacionamento e paradas tipo embarque/ desembarque, carga e descarga, etc.
Estruturação do Órgão Gestor
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Maringá/PA • Prefeitura Municipal de Dourados/MS • Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE • Prefeitura Municipal de Macapá/AP • Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni/MG
Reorganização do órgão gestor de forma a modificar sua estrutura de trabalho, introduzindo novos conceitos e procedimentos de gestão voltados a mobilidade sustentável e em especial, criando um ambiente motivado de trabalho para fazer frente aos novos desafios que se impõe com o redirecionamento das prioridades.
Atividades desenvolvidas:
• elaboração do diagnóstico da estrutura e funcionamento do órgão, através de entrevistas com toda a equipe envolvida com os trabalhos das áreas de transporte e trânsito, identificando-se a forma de organização do trabalho, os procedimentos empregados, os recursos materiais e de tecnologia de informação existentes e o nível de conhecimento específico da equipe;
• análise da situação jurídica/institucional (leis de organização do sistema, regulamentos operacionais, contratos de concessão com as operadoras, etc.);
• definição conjunta com a equipe local do modelo de organização pretendido e elaboração do programa de reorganização da gestão contemplando: organograma, descritivo de funções, dimensionamento de pessoal, definição dos perfis profissionais e recursos materiais e tecnológicos necessários;
Processo Licitatório
Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Maringá/PA • Prefeitura Municipal de Pará de Minas/MG • Prefeitura Municipal de Dourados/MS • Prefeitura Municipal de Aracaju/SE • Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/RJ • Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG • Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP • Prefeitura Municipal de Bagé/RS • Prefeitura Municipal de Anápolis/GO • Prefeitura Municipal de Candiota/RS •
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista/BA
Concepção do modelo de concessão através da análise do "estado da arte" no país e de discussões com a equipe técnica local contemplando a definição do objeto, área, metas e prazos da concessão, modelo de gestão, tipo de licitação e critérios de avaliação das propostas.
Redação da Minuta do Edital com as definições do modelo de concessão, contendo: projeto básico - descrição detalhada dos serviços a serem licitados, dimensionamento da frota e descrição dos veículos a serem utilizados na prestação dos serviços, dimensionamento e especificações técnicas das garagens, etc.; condições de participação; critérios de julgamento das propostas; planilha de custos padrão dos serviços e critérios de remuneração; orçamento estimado para o modelo concebido; normas para a execução dos serviços e metodologia de avaliação; regulamento operacional; minuta do contrato de concessão.
ESTUDOS E PROGRAMAS
Vivacidade
Elaboração do Termo de Referência para a realização do Concurso Nacional de Estudo Preliminar de Urbanismo e Arquitetura para o Espaço Vivencial da Mobilidade Urbana de Goiânia, denominado Espaço VivaCidade, que apresentou, entre outros parâmetros, como pode ser criada uma cidade ideal para o novo milênio, do ponto de vista de uma mobilidade sustentável. As diretrizes para a elaboração do Termo se deu a partir da mobilidade das pessoas e das mercadorias. As formas atuais de circulação das pessoas, de distribuição dos bens e mercadorias moldam as cidades como as conhecemos e estamos tão acostumados com o atual modo de funcionamento que os problemas existentes parecem fazer parte do cenário. Mas não fazem.
A intenção do Projeto Vivencial é despertar o cidadão para um novo olhar sobre a cidade. Uma forma diferente de ver a circulação, os acessos das pessoas aos equipamentos públicos, aos serviços e também às atividades econômicas e sociais, em especial àquelas que têm no espaço público seu lugar privilegiado. Enfim, uma cidade melhor de se viver. O Espaço Vivencial VivaCidade é uma cidade da vida, da paz e do bem viver. (download do Termo de Referência disponível na biblioteca virtual).
Cidade em Movimento
Prefeitura Municipal de Aracaju/SE • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Belém/PA • Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP •
Prefeitura Municipal de Maceió/AL
Elaboração do programa Cidade em Movimento contendo os princípios e diretrizes da mobilidade sustentável para o município e as ações e projetos a serem desenvolvidos e implantados pelo órgão gestor, com o objetivo de se redefinir o uso e apropriação dos espaços públicos de circulação, assim como os papéis dos vários modais de transporte e sua convivência de acordo com uma visão de sustentabilidade da vida na cidade.
O trabalho iniciou-se com a identificação dos projetos, ações e propostas em desenvolvimento no Município que tenham afinidade com o conceito de mobilidade sustentável. Realizou-se oficinas e seminários com a equipe local para consolidação dos conceitos e definição dos projetos a serem incorporados no programa. Com base na etapa anterior, o Instituto Ruaviva elaborou o Programa Cidade em Movimento, sistematizando os projetos a serem priorizados no Município e desenvolvendo os respectivos cronogramas de implantação juntamente com a proposta de difusão para o conjunto da sociedade.
Programa Paz no Trânsito
Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP • Prefeitura Municipal de Itabuna/BA • Prefeitura Municipal de Governador Valadares/MG • Prefeitura Municipal de Recife/PE
Desenvolvimento de um programa baseado em ações de educação, engenharia, fiscalização, campanhas e também de engajamento da sociedade, tendo como principal objetivo a mudança de valores na apropriação do espaço e do tempo da circulação de pessoas. Este programa foi desenvolvido propondo a atuação do município (órgão gestor) em várias linhas:
• Acidentes de trânsito: cadastro das ocorrências, diagnóstico das estatísticas, adoção de medidas para a prevenção e redução dos acidentes;
• Estruturação do órgão gestor, adotando-se medidas de engenharia de tráfego que visem a melhoria das condições de segurança na circulação urbana, sobretudo a dos pedestres;
• Medidas de educação para o trânsito, visando a mudança de comportamento: educação nas escolas, campanhas educativas permanentes, participação popular, participação da imprensa, implantação do "centro de educação para a mobilidade";
• Medidas de fiscalização;
• Acompanhamento dos resultados, continuidade e reconhecimento do programa.
Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro
DETRAN/RS
Assessorou o Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro (MGTS) - um programa estadual visando a defesa da vida através de uma convivência pacífica no trânsito - em parceria com o DETRAN/RS. O programa consiste em uma ampla discussão dos perigos da circulação urbana do cotidiano e consequente proposições de solução e/ou ações para a promoção de um trânsito mais seguro e humano. Essas discussões são conduzidas por representantes da sociedade civil organizada, órgãos governamentais e não governamentais. É um programa de participação de toda a sociedade na busca de soluções para a violência do trânsito brasileiro. A assessoria do Instituto Ruaviva contou com:
• Disponibilização e treinamento de pessoas capacitadas para articular a formação de um "Comitê do MGTS", fomentando as discussões para um trânsito seguro nestes comitês junto aos diversos municípios gaúchos;
• Elaboração de textos e materiais de capacitação e discussão para o Movimento;
• Participação nos Encontros Estaduais do MGTS, sugerindo e dando exemplos de ações em prol do trânsito seguro;
• Introdução dos conceitos de mobilidade sustentável e sua relação com a preservação e a qualidade de vida dos cidadãos;
• Elaboração de um texto-documento contendo uma ampla reflexão sobre a violência do trânsito no Brasil e no mundo, mostrando dados, buscando responsáveis por esta situação e propondo algumas soluções para tão grave problema.
Plano de Prevenção de Acidentes de Trânsito
Governo do Estado de Minas Gerais – Secretária de Estado de Defesa Social
O estudo encomendado pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais teve como objetivo discutir as ações possíveis para prevenir e reduzir os acidentes de trânsito e seus efeitos no Estado.
O trabalho procurou mapear e entender os acidentes de trânsito no Estado, causas e conseqüências para subsidiar um plano de prevenção. Na análise das causas, procurou-se identificar aspectos de engenharia viária, de condições de circulação dos veículos e sua fiscalização, e em especial aos aspectos de comportamento dos condutores, pedestres e da sociedade em geral, de forma a recolocar o problema à luz das aspirações da mobilidade urbana sustentável, da ética e da cidadania.
Um Plano de Prevenção de Acidentes de Trânsito se estabelece sobre uma base de três vértices: as autoridades responsáveis pelas infra-estruturas viárias, urbanas ou rodoviárias, e pela gestão da circulação de pessoas e veículos; a sociedade, através dos movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades de classe, universidades; e a imprensa, escrita e falada.
A proposta preliminar elaborada pela consultoria constituiu-se em um documento base a ser discutido em reuniões técnicas dos órgãos gestores do Sistema Nacional de Trânsito, SNT, em Minas Gerais, de forma não só a dar mais concretude ao plano quanto a objetivos, estratégias e recursos, mas a se obter, no processo de construção coletiva, o comprometimento dos que serão responsáveis, por um dos vértices do plano.
Oficinas de Trabalho - Cursos e Seminários
Prefeitura Municipal de Recife/PE
O Instituto Ruaviva busca capacitar os atores sociais, redes e fóruns que protagonizam a produção de uma mobilidade justa, democrática e sustentável. Para tanto, orientamos nossos esforços para dirigentes e técnicos que operam políticas locais, lideranças comunitárias e entidades da sociedade civil mobilizadas para influenciar e participar dos processos decisórios de gestão municipal.
Para desenvolver as atividades o Ruaviva organiza cursos, workshops, seminários de âmbito local e nacional, além de participar de eventos organizados por outras instituições.
Nossa prioridade:
• Estimular uma visão crítica sobre o padrão de mobilidade atual, de forma que a cultura do automóvel vigente na sociedade brasileira passe a ser questionada pelo cidadão, defendendo padrões democráticos, humanos e não poluentes;
• Transformar o padrão de convivência no trânsito, visando atingir padrões saudáveis, seguros, solidários e responsáveis, em contraposição ao padrão individualista e agressivo;
• Fornecer elementos para aquisição de novos padrões de comportamento, de forma a facilitar a transformação dos padrões de convivência;
• Disseminar os conceitos de Mobilidade Sustentável e da Paz no Trânsito, como estratégia para, no futuro, alcançar novos padrões de mobilidade
DEBATE PÚBLICO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Dia Sem Carros - 22 de setembro
Coordenação nacional e organização da 1ª à 8ª “Jornadas Brasileiras" e divulgação da experiência europeia, através de parceria com a ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), disponibilizando material de consulta e referência para a organização do "evento" e buscando parcerias com Prefeituras e Empresas para o engajamento na jornada. Acompanhamento e divulgação dos resultados das cidades do Brasil e as da Europa dentro do Fórum de Secretários de Transporte e Trânsito.
Palestras
Rede de Ensino Municipal
Realização de palestras junto ao público jovem, no sentido de informar e aguçar o interesse pelos novos conceitos de cidadania e mobilidade, realçando principalmente o uso consciente do automóvel, valorizando e priorizando as formas de transportes coletivos, a pé e de bicicleta.
Concurso “CIDADE - MELHOR SEM CARROS”
Escola Pública da Rede Municipal de Ensino – IMACO
Realização de concurso de redação sobre o Tema: “CIDADE - MELHOR SEM CARROS”, enfocando a qualidade de vida e do meio ambiente em cidades menos poluídas e mais conscientes do uso do transporte individual, da ocupação do espaço público e dos direitos e deveres do cidadão. Este concurso, promovido pelo Ruaviva, fez parte das atividades da 3ª Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”.
Conferência das Cidades
Cidade de Betim/MG • Cidade de Ibirité/MG • Cidade de Prata/MG • Estado de Sergipe
O Ruaviva proferiu palestras sobre a Mobilidade Urbana, abordando temas como a questão da exclusão social, a relação entre a mobilidade e a renda, o tempo de deslocamento em relação as camadas da sociedade, o meio ambiente urbano e o reflexo de décadas de políticas de fortalecimento do uso do transporte individual e seus reflexos para a sociedade.
14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito / ANTP - Mobilidade urbana, cidadania e inclusão social – Vitória /ES
O Ruaviva participou do 14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito compondo as mesas de Bilhetagem Eletrônica – Instrumento de Gestão do Transporte Público e de Tecnologia Veicular e Meio Ambiente.
Seminário Nacional de Bilhetagem Eletrônica e Gestão do Transporte Público - ANTP
O Ruaviva integrou o Painel - Necessidades Benefícios e Custos, abordando a garantia da democratização da mobilidade para uma parcela maior de pessoas, através da ampliação da acessibilidade e geração de um maior número de deslocamentos a um preço mais acessível. Discutiu uma série de possibilidades, em especial a integração tarifária e a flexibilização da tarifa, por exemplo, tarifas horárias, por tipo de usuários, com plano de tempos e com múltiplas formas de controles.
Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente
Estado de Minas Gerais
O Ruaviva participou da Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente, atuando como colaborador de forma especial nas comissões de Infra-Estrutura: Transportes e Energia, Meio Ambiente Urbano, Mudanças Climáticas, apresentando emendas ao texto base ressaltando a importância do país priorizar uma política de mobilidade sustentável com medidas restritivas ao uso do automóvel e investimentos nos sistemas de transporte público.